terça-feira, 4 de março de 2008

Laços de família

Meus pais (Hermógenes e Mabel) nasceram e foram criados em Quaraí-RS, cidade que faz fronteira com Artigas, no Uruguai, distante 600 km de Porto Alegre. Meu pai, ainda moço, tornou-se missionário religioso, viajando pelo estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Parána e São Paulo. Além do Uruguai e Argentina. O objetivo era transmitir os ensinamentos de Deus ao maior número de pessoas possíveis. Fez isso até os quarenta anos de idade. Minha mãe fazia parte de uma família tradicional da cidade, os "Barbosa". Teve sua infância dividida entre o estudo e os afazeres domésticos, ora na fazenda do meu avô, ora na casa da cidade.

Em 1956, meu pai deixa o ministério religioso e muda para Porto Alegre. Seu primeiro emprego foi na Siderúrgica Riograndense (empresa do Grupo Gerdau). Meus pais casam-se em 1962 e estabelecem-se na cidade de Canoas-RS. Em 12 de junho de 1963, meu avô (Marcos) falece, vítima de ataque cardíaco. Inicia-se o processo de inventário, minha mãe recebeu sua parte e com o dinheiro, meus pais compram um sítio na cidade de Rio Pardo-RS (Ramiz Galvão) e mudam-se para lá em 1964, eu tinha poucos meses de idade. Em 1966, minha irmã (Ana Elisa) nasce em casa, lembro-me do seu nascimento, da banheira cor-de-rosa, dos primeiros choros. . Meus pais retornam à Canoas-RS, em 1968, estabelecendo-se lá definitivamente.

Durante toda minha infância e juventude ouvia muito meus pais falarem sobre Quaraí, os parentes, os mais próximos eram os tios Paulo e Branca Barbosa Fengler, que moravam em Porto Alegre. Recebemos poucas visitas, lembro do tio Beto e da tia Luedy, irmãos da minha mãe. A tia Luedy foi a mais presente nesses anos todos. Da família do meu pai, lembro da visita do tio Luciano, por duas vezes. Eu estive em Quaraí, com um ano de idade e fiz minha segunda visita à cidade em 1999. O contato com as famílias Barbosa e Vieira ficaram restritas ao telefone e cartas, pela distância que separa Quaraí de Canoas, mais de 600 km.

Foi emocionante para mim, conhecer a família dos meus pais. Fui muito bem recebido por todos. Já fazem 9 anos que estive lá, o tempo voa!

Nesse meio tempo, tive um filho, me separei. Casei novamente e estou residindo e trabalhando na cidade do Rio de Janeiro, desde 2007. Tenho um projeto, iniciado em 1996, que é escrever um livro contando um pouco da nossa história familiar que o tempo esta se encarregando de apagar. Me preocupa, termos o mesmo sangue mas estarmos distantes em coração e mente. Primos vão casando, filhos vão nascendo, outros vão morrendo e vamos cada vez mais, ficando distantes.

Para que nossa história não se perca, tenho procurado resgatar fatos, através da minha mãe, do tio Rui e da pesquisa genealógica. Quando estive em Quaraí recolhi muitos subsídios que me ajudaram a estabelecer os vínculos que estavam esquecidos. A tecnologia tem contribuído para isso também. Através da internet descobri vários parentes, criei quatro comunidades no Orkut para ajudar nessa aproximação. Enviei para Quaraí o resultado das minhas pesquisas. O tio Rui, a Mariza, o João Carlos, a Marilene e a Lauren, por parte da minha mãe, se dispuseram a ajudar.
Da mesma forma a Denize Nunes, o Herleson Vieira (filho do Zeca) por parte do meu pai.

Estou pesquisando os sobrenomes: Vieira, Barbosa, Barbosa da Silva, Soares e Fagundes(z) atrás de nosso vínculos parentais. O sucesso da pesquisa dependerá de todos os que se dispuserem a me ajudar.
A minha parte estou fazendo e, com a ajuda de todos vocês, poderemos descobrir, manter e aprofundar nossos laços de família!
------------------------------
Gerson Vieira

Comunidades no Orkut:

Família Barbosa de Quaraí-RS
Família Vieira de Quaraí-RS
Família Soares-fronteira-RS
Família Fagundes(z)-RS, Artigas

1 comentário:

Anónimo disse...

Família

Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fujir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família (ôiê,ê,ê,ê),
Família ê,
Família a
Família

Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente (uô,ô)
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente (uô,ô)
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê,
Família a
Família (ôiê,ê,ê,ê,ê)
Família ê,
Família a
Família(lia,lia,lia)

Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata (uô,ô)
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa (uô,ô)
Botaram cadeado no portão.
Família ê,
Família a
Família(ôiê,ê,ê,ê,ê)
Família ê,
Família a
Família (lia,lia,lia)