sábado, 26 de abril de 2008

Confira as dicas para construir sua árvore genealógica



Construindo sua árvore genealógica


Triângulo

Assumindo que você é o ponto de partida da árvore genealógica, trace os caminhos para os seus dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 tataravós e assim por diante. Forma-se um triângulo que, quando atingir dez gerações, terá mais de mil nomes. É pesquisa para a vida toda.

Entrevistas

Para conhecer a história da família, é essencial falar com as pessoas mais velhas. Prepare minibiografias dos ancestrais, com nomes, apelidos, características pessoais, datas e locais de casamentos e falecimentos e causa da morte. Não deixe de anotar tudo.

Documentos

Certidões de nascimento, casamento, óbito e naturalização, além de testamentos, passaportes e carteiras de trabalho, possuem datas e outros dados importantes. Se não os tiver, consulte cemitérios, cartórios de registro civil, igrejas e Centros de História da Família.

Internet 1

Publique o (s) sobrenome (s) que você estuda em listas de discussão e sites de genealogia. Associe um e-mail para trocar figurinhas com outros genealogistas. Alguém pode precisar de ajuda ou ter dados que o ajudem a encontrar a folha que falta na sua árvore.

Internet 2

Ao procurar por uma pessoa, informe o que sabe sobre ela. Se não tiver nada, tente alguém próximo, por nome completo, quando e onde nasceu, com quem casou, o nome dos pais, dos avós, onde morava, onde morreu ou parentesco.

Internet 3

Visite com regularidade sites de pesquisa genealógica, pois costumam ser atualizados com frequência. Utilize ferramentas de busca e, para saber da ocorrência de um sobrenome no mundo, consulte listas telefônicas (www.auxilio-a-lista.com.br) e sites de jornais das regiões.

Fonte: Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u11051.shtml

Nota:

Existem vários programas para que você faça de forma organizada sua árvore genealógica, eu estou utilizando dois programas:

1. PAF - programa fornecido gratuitamente, na versão em português no site: http://www.familysearch.org/Eng/default.asp, o programa é baixado no computador e serve como banco de dados, com inúmeras funcionalidades. Existe também um manual em PDF que pode ser baixado para melhor utilização do programa;


2. Meus parentes - em www.meus parentes.com.br, a vantagem é que você pode utilizar em qualquer computador, em qualquer lugar do planeta porque os dados ficam armazenados no servidor.

Qualquer dúvida escrevam, terei o maior prazer em ajudar: gelavieira@gmail.com

Gerson

Sem comentários: